A primeira fase da Eurocopa 2024 chegou ao fim, com resultados surpreendentes como a classificação da Geórgia, e atuações decepcionantes, como a da Bélgica. As primeiras semanas de jogos na Alemanha apresentaram confrontos animados, grandes festas da torcida, excesso de gols contra, novidades tecnológicas e jovens talentos surgindo.
França x Bélgica e mais: classicados e confrontos das oitavas da Eurocopa
Confira oito destaques da fase de grupos:
Gols contra
Impossível falar da Euro 2024 sem citar os gols contra. Enquanto o artilheiro da competição, o georgiano Mikautadze, soma três bolas na rede, os tentos contra a própria meta já aconteceram sete vezes apenas na fase de grupos, quatro gols a menos do que a Eurocopa de 2020/21 inteira.
Logo na estreia, durante a goleada da Alemanha contra a Escócia, Antonio Rüdiger mandou a primeira bola contra o próprio gol na Euro. Depois do zagueiro alemão, Calafiori (Itália), Hranac (República Checa), Akaydin (Turquia), Wöber (Áustria), Gjasula (Albânia) e Malen (Holanda), marcaram contra a própria meta.
Áustria fez história
Pela primeira vez na história, a Áustria se classificou para a fase eliminatória de uma competição internacional como primeiro lugar no seu grupo.
Os austríacos venceram a Holanda por 3 x 2 e a Polônia por 3 x 1 após estrear perdendo para a favorita França. Os comandados por Ralf Rangnick, ex-técnico do Manchester United, têm grande chance de ser a zebra desta Euro.
Festa holandesa
Apesar da classificação apenas como terceiro do grupo, atrás de Áustria e França, a torcida da Holanda está tendo momentos memoráveis na competição. As ruas da Alemanha estão se tornando uma espécie de “mar laranja” por conta da festa feita pelos holandeses, que querem ver a seleção ser campeã pela segunda vez do torneio.
The Netherlands fans are in party mode in Berlin.
Wow! 👏😍pic.twitter.com/qBuZ5aQQ9U
— Football Away Days (@FBAwayDays) June 25, 2024
Saxofone alemão
A festa das torcidas realmente tem sido um ponto fora da curva na Eurocopa de 2024. Donos da casa, os alemães não estão ficando para trás.
Andre Schnura, torcedor da seleção da Alemanha, tem viralizado nas redes sociais após animar a torcida da casa com seu saxofone tocando músicas conhecidas de diversos cantos do mundo, inclusive a brasileira “Samba de janeiro”, de Bellini.
Amarelo mudou tudo
A Eslovênia se classificou pela primeira vez na sua história para as oitavas de final da Eurocopa. Antes de 2024, os eslovenos tinham visto sua seleção disputar a competição apenas em 2000, caindo na fase de grupos.
Este ano, os comandados por Matjaz Kek, se classificaram como um dos melhores terceiros da primeira fase, atrás de Inglaterra e da Dinamarca no grupo C.
O curioso é que os dinamarqueses só ficaram à frente da Eslovênia por conta de um cartão amarelo recebido por um auxiliar técnico da equipe, Milvoje Novakovic. As duas seleções empataram em todos os critérios de desempate preliminares (pontos, saldo de gols, gols feitos, cartões amarelos de jogadores).
O cartão amarelo foi o responsável por fazer a Eslovênia encarar Portugal nas oitavas, e não os donos da casa, Alemanha.
VAR e novas tecnologias
Além do já conhecido impedimento semiautomático, que evita que os árbitros de vídeo demorem para tomar decisões complicadas acerca de impedimentos, a Euro 2024 tem chamado atenção por uma nova tecnologia.
Muitos gols têm sido anulados por toque de mão. O novo sistema do VAR permite que o juiz veja a vibração na bola e, assim, consiga anular os lances com mais facilidade, entendendo se a bola de fato encosta na mão de um jogador ou não a partir de um gráfico que aparece na tela.
E esse negócio aqui no monitor do VAR que parece um batimento cardíaco que simplesmente PROVA que teve mão na bola? Bizarro. pic.twitter.com/cQUyA1q5Sd
— Futebol na TV (@futnatv) June 17, 2024
Eriksen de volta
Christian Eriksen chocou o mundo na Eurocopa 2020/21 após ter uma parada cardíaca em campo, no fim do primeiro tempo da partida entre Dinamarca e Finlândia.
O jogador chegou a ficar desfalecido por cinco minutos e foi cogitada sua aposentadoria precoce após o caso. No entanto, ele deu a volta por cima e, três anos depois, utilizando um pequeno desfibrilador cardíaco implantado,voltou a campo para disputar mais uma Euro pela Dinamarca.
Na estreia, contra a Eslovênia, foi dele o gol que abriu o placar da partida que terminou empatada em 1 x 1, exatamente 1100 dias depois do ocorrido.
Jogadores destaque
- Georges Mikautadze – o grande nome da Eurocopa até aqui. Apesar de não muito conhecido antes do torneio, o georgiano foi o artilheiro da Euro na fase de grupos, com três gols em três jogos, e ajudou a Geórgia a se classificar para as oitavas pela primeira vez na história.
- Dennis Man – o meio-campista de 25 anos que atua pela seleção da Romênia pode conseguir algo que parecia impossível: classificar o seu país na primeira posição do grupo E, que tem Bélgica, Ucrânia e Eslováquia. Nos dois primeiros jogos do grupo, o jogador do Parma-ITA já anotou duas assistências e é o destaque do time.
- Cody Gakpo – após passagem apagada pelo Liverpool-ING, o holandês voltou ao seu país de origem e atualmente joga no PSV-HOL, atual campeão nacional. O jogador tem se destacado na equipe laranja e, além das boas atuações nos três jogos, já marcou dois gols na Euro, o que o classifica como um dos artilheiros do torneio.
- Fabián Ruiz – o já consolidado meio-campista espanhol é um dos grandes candidatos a ser o nome da Euro. Com duas participações diretas em gols nos três primeiros jogos, ele ainda tem mais de 93% de acerto nos passes e mais de 83% de acerto nos dribles.
- Jamal Musiala – O jovem alemão de apenas 21 anos tem grandes chances de ser o grande destaque da Eurocopa 2024. Com dois gols em três partidas e o maior número de dribles certos da Euro, Musiala tem encantado os espectadores com sua velocidade e objetividade.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.