100 anos depois, conheça o legado em uso das Olimpíadas de Paris 1924

Em 2024, Paris receberá uma Olimpíada pela terceira vez. Os outros jogos foram em 1900 e 1924. A “Cidade Luz” ainda utiliza o legado principalmente deixado pela segunda edição. Foi em 1924, por exemplo, que uma Vila Olímpica foi usada pela primeira vez.

A Prefeitura de Paris e o Comitê Olímpico Internacional prometeram que os Jogos de 2024 serão os mais sustentáveis. Para isso, tem recorrido à sua história cultural. Segundo os organizadores, 95% das infra-estruturas já existiam e muitas são centenárias.

A Olimpíada de Paris acontecerá entre 26 de julho a 11 de agosto de 2024. Conheça os espaços reaproveitados para os Jogos 2024 ou que ainda estão em funcionamento:

Palácio de Versalhes

O Palácio de Versalhes, que foi o cenário da prova de Caça de 1924, ainda está em uso e acolherá as provas equestres e o pentatlo moderno nos Jogos de 2024. O local, nos moldes atuais, foi construído durante o reinado de Luís XIV, que governou a França entre 1661 e 1715, e foi a residência oficial da realeza entre os anos 1682 até 1789.

Palácio de Versalhes, na França. / Divulgação

Estádio Yves du Manoir

Localizado em Colombes, no subúrbio de Paris, o estádio foi o ponto central dos Jogos Olímpicos de 1924. Foi a primeira vez que atletas foram alojados numa “Vila Olímpica”. Foi também em Colombes que foi construído o grande estádio necessário para os Jogos. O estádio tinha capacidade para 45 mil espectadores, incluindo 20 mil assentos cobertos que poderiam ser ampliados.

Isto tornou-o adequado para acolher cerimónias de abertura e encerramento, bem como eventos como atletismo, ciclismo de estrada, hipismo, futebol, ginástica e rugby. Hoje conhecido como Yves de Manoir, o estádio continua em uso, foi reformado diversas vezes e sediará eventos de hóquei em campo em 2024.

Piscina Georges-Vallerey

A antiga piscina Tourelles foi construída em 1924 para sediar as competições de natação durante os Jogos de Paris. Testemunhou o excelente desempenho do atleta americano Johnny Weissmuller, que se tornou o primeiro nadador da história a completar os 100m livres em menos de um minuto.

Agora batizada como piscina Georges-Vallerey, o local passou por muitas mudanças ao longo das décadas e foi equipado com teto retrátil na década de 1980. Embora ainda esteja em uso, não será utilizado durante os Jogos Olímpicos de 2024. As provas de natação serão realizadas na Arena La Défense, enquanto o nado sincronizado, os mergulhos e as eliminatórias de pólo aquático serão realizadas em uma das poucas instalações construídas para a ocasião, o Centro Aquático Saint Denis.

Piscina Georges-Vallerey. / Emilie Chaix/Ville de Paris

Velódromo Jacques-Anquetil

É comum que os ciclistas parisienses pedalem no velódromo “la Cipale”, em Bois de Vincennes, que é um belo parque próximo ao centro da capital. A pista foi construída em 1896, é de concreto e tem 500 metros. As arquibancadas de ferro foram projetadas por Gustave Eiffel, que lhe valeram o status de monumento histórico. Gustave é o mesmo engenheiro que nomeia a torre símbolo de Paris. Embora seja um pedaço da história, não sediará os Jogos porque não atende mais aos padrões olímpicos. As provas de ciclismo serão realizadas no Velódromo Nacional de Saint-Quentin-en-Yvelines.

Velódromo Jacques Anquetil / Jean-Baptiste Gurliat / Ville de Paris

Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas



VEJA MAIS

Argentina x Peru: horário e onde assistir ao jogo da Copa América

Neste sábado (29), às 21h (de Brasília), a Argentina enfrenta o Peru no Hard Rock…

PSV lança novo uniforme em homenagem ao Brasil

O PSV, da Holanda, lançou nesta sexta-feira (28), o terceiro uniforme para a temporada 2024/25.…

Inglaterra x Eslováquia: horário e onde assistir ao jogo da Eurocopa

Ainda devendo para o torcedor, a Inglaterra enfrenta a Eslováquia, neste domingo (30), às 13h,…