Vini Jr, Rodrygo, Bellingham entre outros craques. O Real Madrid possui nomes de respeito para brilhar na final da Champions League contra o Borussia Dortmund, no próximo sábado, às 16h (de Brasília). Mas um jogador, que não está na primeira prateleira do elenco estrelado, pode repetir a dose e entrar de vez na história do clube.
José Luis Sanmartín Mato, mais conhecido como Joselu, foi o herói improvável da semifinal entre Real Madrid e Bayern de Munique. O atacante saiu do banco e anotou os dois gols (aos 43 e 46 do segundo tempo) que garantiram a equipe espanhola em mais uma decisão de Champions League.
Aos 34 anos, Joselu chegou ao Real Madrid no meio de 2023 por empréstimo vindo do Espanyol. O atacante não tem a mesma grife dos titulares da posição, mas os números da temporada mostram sua importância para a equipe de Carlo Ancelotti.
Joselu na temporada 23/24
- 48 jogos (18 titular)
- 18 gols
- 3 assistências
- 100 mins p/ participar de gol
- 100 finalizações (41 no gol)
Dados: Sofascore
Jogador e torcedor do Real
Poucos sabem, mas Joselu nasceu na Alemanha. Ele é filho de pais espanhóis e escolheu atuar pela seleção da Fúria, onde estreou apenas no ano passado, aos 33 anos. O camisa 14 chegou a atuar no futebol alemão, defendendo Hoffenheim, Hannover 96 e Eintracht Frankfurt, mas é no Real Madrid que sua história no futebol ficou marcante.
Andarilho da bola, Joselu começou a carreira no Celta de Vigo e foi contratado pelo Real Madrid em 2009. Jogando pela equipe B, foi artilheiro ao lado de Álvaro Morata, na temporada 2010/11, chamou a atenção com seus gols e estreou no time principal em 2011, após substituir Benzema e anotar um dos tentos da goleada sobre o Almeria.
Apesar do bom início no Real Madrid, Joselu foi negociado pelo clube espanhol para o Hoffenheim em 2012. A saída da equipe espanhola não apagou o seu lado torcedor. Em 2022, o jogador viajou até a França para acompanhar a decisão da Champions entre Real Madrid e Liverpool, vencida pelos merengues.
Viendo a nuestro Real Madrid #champions #ChampionsLeague #halamadrid #futbol #RealMadrid #UCL pic.twitter.com/Dbuff6tb3T
— Joselu Mato (@JoseluMato9) April 24, 2013
Um tweet que viralizou recentemente mostra que Joselu seguiu acompanhando o clube merengue mesmo de longe. Durante a semifinal da Champions de 2012/13, entre Real Madrid e Borussia Dortmund, Joselu postou uma foto onde aparece torcendo para os espanhóis.
Naquela ocasião, o Real Madrid acabou caindo para os alemães. Agora, Joselu terá a chance de “se vingar” e mostrar que pode ser um herói de fato na história do maior vencedor da Champions League.
Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe: