O Olympiacos é campeão inédito da Conference League! Em grande final disputada nesta quarta-feira, 29, a equipe grega conquistou o primeiro título continental da história do clube e também do seu país ao superar a Fiorentina, na OPAP Arena, em Atenas. A vitória decisiva veio com o artilheiro marroquino Al Kaabi no segundo tempo da prorrogação, garantindo o 1 a 0 como resultado final.
Mesmo jogando com um ambiente favorável, o Olympiacos conseguiu fazer valer a leve vantagem somente nos minutos iniciais. Os espaços apareceram logo de cara, para as duas equipes, e a melhor chance dos gregos foi com Podence chutando de fora e exigindo boa defesa do goleiro Terracciano.
Após o início movimentado, o equilíbrio imperou no confronto com ligeiro domínio da Fiorentina. O lateral Biraghi chegou a marcar em lance irregular, anulado por impedimento, e Bonaventura parou no goleiro Tzolakis.
A final ficou ainda mais aberta na etapa final. La Viola perdeu intensidade, o Olympiacos também não imprimiu volume, e o equilíbrio persistiu. Aos 23 minutos, Kouamé teve a melhor oportunidade do jogo. Dentro da grande área, o atacante chutou mascado e viu Tzolakis defender. A resposta grega foi na bola parada, com desvio de Iborra raspando a trave.
O empate persistiu, a rede não balançou e a decisão caminhou para a prorrogação. Na primeira metade do tempo extra, o jogo foi dominado pelo Olympiacos. O atacante Jovetic forçou defesa de Terracciano em lance muito semelhante ao chute de Podence lá no começo do encontro.
Nos últimos 15 minutos de bola rolando, o Olympiacos viu o artilheiro marroquino El Kaabi fazer a diferença. Em bola cruzada na grande área da Fiorentina, o atacante desviou e marcou o gol decisivo da grande final. A equipe italiana ainda teve os acréscimos para tentar reagir, mas sem sucesso.
O desfecho é ainda mais dramático para a Fiorentina, que é vice-campeã da Conference League pela segunda temporada seguida. No ano passado, La Viola perdeu para o West Ham por 2 a 1 sofrendo um gol também nos minutos finais da final.