O título de Champions League conquistado pelo Real Madrid, neste sábado, 1, confirmou Vinicius Jr. como o grande favorito ao prêmio de melhor do mundo. O brasileiro marcou na final contra o Dortmund, na 15ª conquista europeia da equipe merengue, e fechou uma campanha em que foi protagonista do início ao fim. Os números também colocam Vini entre os destaques da temporada, mas para colocar as mãos na Bola de Ouro ainda vai precisar superar Haaland, Mbappé, Bellingham, Kane e até mesmo Kroos na corrida fora dos campos.
No começo ou mesmo metade da temporada, o nome de Vinicius Júnior figurava abaixo dos então favoritos Erling Haaland e Kylian Mbappé quando o assunto era o prêmio de melhor do mundo. Até mesmo o companheiro Jude Bellingham se mostrava no páreo. O brasileiro, no entanto, mostrou regularidade e um poder de decisão acima de todos os outros na Champions League.
Na grande final contra o Borussia Dortmund, se a equipe espanhola protagonizou um jogo abaixo do esperado, todo e qualquer ataque era fruto de uma jogada individual de Vini. Foi ele que conseguiu o escanteio, após drible magistral, que resultou no primeiro gol do jogo. Na reta final, foi ele que decretou o 15º título merengue.
O gol de Vinicius Jr. em Wembley foi o quarto em sete jogos de mata-mata da Champions – todos decisivos! Vini marcou nas oitavas, contra o Leipzig, em tento que garantiu a classificação. Nas quartas de final contra o City, serviu duas assistências. E na semi, contra o Bayern de Munique, balançou a rede também duas vezes.
Vinicius Júnior (Real Madrid e Brasil)
⚔️ 44 jogos
⚽️ 24 gols
🎯 10 assistências
⌛️ campeão da Champions
🏆 campeão de La Liga
🏆 campeão da Supercopa da Espanha
(4 gols e 2 assistências em 7 jogos do mata-mata da Champions)
Nos braços do povo.
Vinicius Júnior já é MUITO grande.
Ídolo de um Brasil que já se via carente de uma figura assim.
— Guilherme Azevedo (@guiazevedo31) June 1, 2024
NO PÁREO: BELLINGHAM, HAALAND, MBAPPÉ E KANE
Principais concorrentes de Vini aos prêmios, o quarteto Bellingham, Haaland, Mbappé e Kane impressiona pelos números – todos melhores que os do brasileiro, mas sem o mesmo poder decisão.
Companheiro no Real Madrid, o inglês Jude Bellingham tem o mesmo trunfo de títulos coletivos que o brasileiro. O meia começou a temporada como o grande destaque da equipe, inclusive, mas o desempenho caiu na reta final e principalmente após lesão.
Por outro lado, Haaland, Mbappé e Kane amargaram a eliminação de suas respectivas equipes no principal torneio de clubes. O Manchester City e o Bayern inclusive acabaram eliminados pelo próprio Real Madrid, enquanto o PSG também caiu na semifinal, mas para vice-campeão Borussia Dortmund.
O trio se destaca pela quantidade de gols em relação aos jogos, mas ainda assim correm por fora. Isso pelo peso que tem a Champions League.
No entanto, todo o cenário da Bola de Ouro pode mudar com a Eurocopa. Um possível título com uma campanha de grande destaque pode colocar qualquer um dos três como favorito junto ao brasileiro (Haaland não disputa o torneio).
Jude Bellingham (Real Madrid e Inglaterra)
⚔️ 46 jogos
⚽️ 24 gols
🎯 14 assistências
🏆 campeão de Champions
🏆 campeão de La Liga
🏆 campeão da Supercopa da Espanha
(2 assistência em 5 jogos de mata-mata da Champions)
Erling Haaland (Manchester City e Noruega)
⚔️ 50 jogos
⚽️ 41 gols
🎯 6 assistências
🏆 campeão da Premier League
🏆 campeão da Supercopa da Europa
(1 gol em 4 jogos do mata-mata da Champions)
Kylian Mbappé (PSG e França)
⚔️ 54 jogos
⚽️ 49 gols
🎯 15 assistências
🏆 campeão da Ligue 1
🏆 campeão da Supercopa da França
(5 gols em 6 jogos do mata-mata da Champions)
Harry Kane (Bayern de Munique e Inglaterra)
⚔️ 49 jogos
⚽️ 47 gols
🎯 13 assistências
🎖️ chuteira de ouro
(4 gols e 1 assistência no mata-mata da Champions)
- Sem números expressivos, Toni Kroos é um nome que pode surpreender na corrida pela Bola de Ouro. O alemão já anunciou a aposentadoria após a Euro e um possível título com a seleção deve lhe alavancar ao pódio. O título da Champions pelo Real Madrid também colocou Kroos junto ao histórico Paco Gento com seis troféus da Orelhuda. Na grande final de clubes, foi responsável pela assistência no gol decisivo anotado por Carvajal.
Toni Kroos (Real Madrid e Alemanha)
⚔️ 50 jogos
⚽️ 1 gol
🎯 12 assistências
🏆 campeão de Champions
🏆 campeão de La Liga
🏆 campeão da Supercopa da Espanha
(2 assistências no mata-mata da Champions)
MESSI E CRISTIANO RONALDO
A hegemonia parece ter acabado, mas nunca se pode descartar Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Os números dos dois gênios da bola são incríveis na temporada, mas pesa o fato de atuarem em ligas alternativas. A depender do cenário, a Copa América e a Euro podem colocar um dos dois no páreo. O argentino soma 42 participações em gols em apenas 29 jogos, enquanto o português soma 68 em 57 jogos.
Lionel Messi (Inter Miami e Argentina)
⚔️ 29 jogos
⚽️ 26 gols
🎯 16 assistências
🏆 campeão da Leagues Cup
Cristiano Ronaldo (Al-Nassr e Portugal)
⚔️ 57 jogos
⚽️ 55 gols
🎯 13 assistências
🏆 campeão da Copa dos Campeões Árabes