Serão sorteados neste segunda-feira (3) os jogos das oitavas de final da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. O evento será realizado às 13h (de Brasília) na sede da Conmebol em Assunção, no Paraguai.
Vale lembrar que, por conta do adiamento de jogos do Grêmio (na Libertadores) e do Internacional (na Sul-Americana), há duas vagas em aberto no sorteio, ambas referentes aos grupos dessas equipes.
Além disso, a Sul-Americana terá o sorteio dos playoffs, que colocará frente a frente os segundos colocados dos grupos contra os terceiros colocados dos grupos da Libertadores. Entenda, a seguir, a dinâmica do sorteio para as duas competições.
Sorteio das oitavas de final da Libertadores
A única situação indefinida está no grupo C, que conta com o Grêmio. O time gaúcho soma quatro partidas, enquanto Huacipato-CHI e Estudiantes-ARG jogaram cinco vezes. O The Strongest-BOL já jogou seis vezes e é líder da chave provisoriamente.
Das quatro equipes, só o Estudiantes está fora das oitavas, mas ainda tem chances de ir aos playoffs da Sul-Americana. Os dois últimos jogos do grupo C serão nesta terça (4), com Huachipato x Grêmio; e no sábado (8), com Grêmio x Estudiantes.
Todos os outros seis times brasileiros que participaram da fase de grupos estão garantidos nas oitavas de final: Atlético, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Palmeiras e São Paulo.
No sorteio, os times serão divididos em dois potes, um com os primeiros colocados e outro com os segundos. As equipes terão adversários sorteados do outro pote, sem qualquer limitação de confronto. Assim, é possível enfrentar um time do mesmo país ou grupo já nesta fase.
Pote 1: Fluminense, São Paulo, Primeiro do Grupo C (a definir), Junior Barranquilla, Bolívar, Palmeiras, Atlético e River Plate
Pote 2: Colo-Colo, Talleres, Segundo do Grupo C (a definir), Botafogo, Flamengo, San Lorenzo, Peñarol e Nacional
Cada confronto sorteado será nomeado com uma letra, de A até H. Esses confrontos já serão chaveados no caminho para a decisão da Libertadores, no seguinte formato:
Vencedor A x Vencedor H (vencedor será o semifinalista S1)
Vencedor B x Vencedor G (vencedor será o semifinalista S2)
Vencedor C x Vencedor F (vencedor será o semifinalista S3)
Vencedor D x Vencedor E (vencedor será o semifinalista S4)
Assim, a semifinal será formada pelos confrontos entre S1 x S4; e S2 x S3. A partir das oitavas até as semifinais, a equipe que teve melhor desempenho na fase de grupos terá o direito de jogar a segunda partida em casa. Os três melhores classificados, nessa ordem, foram River Plate, Atlético e Palmeiras.
Datas do mata-mata da Libertadores:
Oitavas de final: 14/08 e 21/08
Quartas de final: 18/09 e 25/09
Semifinal: 23/10 e 30/10
Final: 30/11
Sorteio das oitavas de final da Sul-Americana
O sorteio da Sul-Americana é precedido pelos confrontos do chamado playoffs, que reúne os segundos colocados dos grupos contra os terceiros colocados dos grupos da Libertadores. O melhor segundo colocado em grupo da Sul-Americana pega o pior terceiro da Libertadores; o segundo melhor da Sul-Americana pega o segundo pior da Libertadores, e assim por diante.
Também por conta dos adiamentos dos jogos de Grêmio e Internacional, essa situação será definida apenas após o sorteio. No grupo C, o Belgrano-ARG já está garantido como líder e vai às oitavas, enquanto Delfin-EQU e o Internacional brigam pela 2ª posição. O Deportivo Tomayapo-BOL está eliminado.
Os últimos dois jogos da chave serão: Deportivo Tomayapo x Internacional na terça (4); e Internacional x Delfin no sábado (8).
Os jogos dos playoffs serão nos dias 17 e 24 de julho, após os dois jogos adiados do Inter e quando já será possível ver a ordem dos melhores segundos colocados dos grupos da Sul-Americana.
No sorteio desta segunda, os campeões dos grupos estarão no pote 1, enquanto o pote 2 estarão os vencedores dos playoffs. Todos os times do pote 2 farão o primeiro jogo em casa.
Os times do pote 1 serão: Independiente Medelin-COL; Cruzeiro; Belgrano-ARG; Fortaleza; Sportivo Ameliano-PAR; Corinthians; Lanús-ARG e Racing-ARG.
Nos playoffs, já estão garantidos: Aways Ready-BOL; Universidad Católica-EQU; Boca Juniors-ARG; Athletico-PR; Racing-URU; Cuiabá; e Bragantino, todos como segundos colocados da Sul-Americana. Resta ainda a definição do grupo do Internacional.
Os times da Libertadores que estarão nos playoffs são: Cerro Porteño-PAR; Barcelona-EQU; LDU-EQU; Palestino-CHI; Independiente del Valle-EQU; Rosario Central-ARG; e Libertad-PAR, restando apenas a definição no grupo do Grêmio.
Na chave do Tricolor Gaúcho, três clubes seguem com chances de participar da ‘Sula’. Grêmio, Huachipato e Estudiantes podem pintar como terceiro colocado e disputar o playoff.
Cada confronto entre times do pote 1 e os campeões dos playoffs também será nomeado com uma letra, de A até H, assim como na Libertadores. Esses confrontos já serão chaveados no caminho para a decisão da Sul-Americana, no seguinte formato:
Vencedor A x Vencedor H (vencedor será o semifinalista S1)
Vencedor B x Vencedor G (vencedor será o semifinalista S2)
Vencedor C x Vencedor F (vencedor será o semifinalista S3)
Vencedor D x Vencedor E (vencedor será o semifinalista S4)
A partir das quartas de final, o mandante do jogo de volta será o time com melhor campanha na fase de grupos, seja da Sul-Americana ou da Libertadores.
Ainda restam duas vagas, que serão definidas nos grupos de Grêmio (na Libertadores) e Internacional (na Sul-Americana).
Datas do mata-mata da Sul-Americana
Playoffs: 17/7 e 24/7
Oitavas de final: 14/08 e 21/08
Quartas de final: 18/09 e 25/09
Semifinal: 23/10 e 30/10
Final: 23/11
Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe: