Com o título da Champions League 2024, conquistado no último sábado (1), em Wembley, o Real Madrid garantiu vaga na Copa Intercontinental, novo nome dado pela Fifa para o antigo Mundial de Clubes.
Com o novo formato, a equipe espanhola entra direto na final do torneio, que será anual. A Copa Intercontinental contará com os campeões de cada continente, faltando apenas o campeão da Libertadores, que sai em novembro, para completar os seis representantes.
Como será a Copa Intercontinental
O campeão da América do Sul já sabe que terá o Pachuca, do México, na segunda fase. O vencedor deste confronto pega o vencedor dos duelos entre Al Ain, Al-Ahly e Auckland City (Oceania) na semifinal. O vencedor deste duelo será o rival do Real Madrid na decisão.
Os locais dos confrontos sairão de um sorteio que ainda será realizado. O campeão da Libertadores encara o Pachuca em casa ou no México. Já os duelos da semifinal e final serão em campos neutros, nos dias 14 e 18 de dezembro deste ano, respectivamente.
Classificados para a Copa Internacional 2024
- Real Madrid (Europa)
- Pachuca (América do Norte)
- Al Ain (Ásia)
- Al-Ahly (África)
- Auckland City (Oceania)
Super Mundial de Clubes
Diferente da Copa Intercontinental, o Super Mundial de Clubes, que estreia em 2025, será disputado a cada 4 anos, com 32 participantes de todos os continentes: 12 da Europa, seis da América do Sul, quatro das Américas do Norte e Central, quatro da África, quatro da Ásia, um da Oceania e outro representante do país-sede.
A primeira edição será nos Estados Unidos, entre 15 de junho e 13 de julho de 2025. Apesar do título da Champions League, o Real Madrid já estava garantido no torneio por causa do título europeu de 2022.
Os clubes serão divididos em oito grupos de quatro equipes, com os dois primeiros de cada passando para as oitavas de final, e a partir daí os confrontos serão eliminatórios, até a final.
O critério de classificação, basicamente, coloca no Mundial de 2025 os campeões continentais de 2021 a 2024. Nos casos da Europa e da América do Sul, que têm mais de quatro vagas, um ranking, com base em desempenho na Champions League e na Libertadores nos quatro anos que antecedem ao campeonato, definirá os últimos qualificados.
Os classificados para o Super Mundial
América do Sul (6 vagas)
- Palmeiras – campeão da Libertadores de 2021
- Flamengo – campeão da Libertadores de 2022
- Fluminense – campeão da Libertadores de 2023
- River Plate – Argentina
Europa (12 vagas)
- Chelsea – Inglaterra
- Real Madrid – Espanha
- Manchester City – Inglaterra
- Porto – Portugal
- Benfica – Portugal
- Inter de Milão – Itália
- PSG – França
- Bayern de Munique – Alemanha
- Borussia Dortmund – Alemanha
- Juventus – Itália
- Atlético de Madrid – Espanha
- RB Salzburg – Áustria
Américas do Norte e Central (4 vagas)
- Monterrey – México
- Seattle Sounders – EUA
- León – México
- Pachuca – México
África (4 vagas)
- Al-Ahly – Egito
- Wydad Casablanca – Marrocos
- Mamelodi Sundowns – África do Sul
- Espérance – Tunísia
Ásia (4 vagas)
- Al-Hilal – Arábia Saudita
- Urawa Red Diamonds – Japão
- Al Ain – Catar
- Ulsan – Coreia do Sul
Oceania (1 vaga)
- Auckland City – Nova Zelândia
Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe: