A 17ª edição da Eurocopa no próximo dia 14. O torneio que reúne 24 seleções será disputado na Alemanha e tem final marcada para 14 de julho, no Estádio Olímpico de Berlim. Entre os convocados para as 24 seleções, há uma grande expectativa pelo brilho de jovens promessas.
Na edição de 2020 (disputada em 2021 em razão da pandemia do Coronavírus), nomes como Bukayo Saka, Mason Mount, Pedri e Federico Chiesa se destacaram em suas primeiras edições da competição. Três anos depois, garotos que já atuam em grandes times estão entre os cotados.
Entre eles, há esperança sobre Florian Wirtz, o principal jogador do Bayer Leverkusen na temporada que terminou com título da Bundesliga e da Copa da Alemanha. Outro garoto que pode vir a se destacar é Lamine Yamal, do Barcelona, que completa 17 anos em 13 de julho, um dia antes da final da competição.
Dias antes do começo do torneio, PLACAR separou oito jovens que podem brilhar em suas primeiras edições de Eurocopa. Conheça cada um e saiba o que esperar:
Florian Wirtz – Alemanha
Aos 21 anos, o meia conduziu o Bayer Leverkusen durante uma temporada fantástica. Em jogos pelo time alemão e pela seleção, Wirtz anotou 52 jogos, 19 gols e 19 assistências na temporada 2023/24.
A expectativa é que Julian Nagelsmann escale Wirtz como um meia que flutue da esquerda para o meio. Em amistoso contra a Ucrânia, na última segunda-feira, 3, o garoto vestiu a camisa 17 em um ataque ao lado de Musiala, Gundogan e Havertz.
Lamine Yamal – Espanha
Canhoto habilidoso, que parte do lado direito do ataque, Lamine Yamal ainda é um adolescente entre adultos. Com apenas 16 anos (completa 17 no fim da competição), o jogador do Barcelona pode ser o ponto de improviso e desequilíbrio da seleção espanhola.
Nesta temporada, somou nove gols e oito assistências em 56 partidas com as camisas do Barça e da Espanha. Sua grande atuação pela seleção foi contra o Brasil, em amistoso que terminou com placar de 3 a 3.
Jude Bellingham – Inglaterra
Ele joga com a classe e a frieza de um veterano, mas tem apenas 20 anos e faz sua estreia na competição. Campeão da Champions League como um dos principais craques do Real Madrid, o meia britânico pode seguir coroando ainda mais a sua temporada. Em 46 jogos na temporada, fez 24 gols e anotou 14 assistências.
Bellingham deve ser utilizado por Gareth Southgate em função um pouco diferente da que exerceu no Real Madrid, quando muitas vezes foi o homem mais à frente no centro do ataque. Pela Inglaterra, Jude deve ser o “camisa 10” atrás de um centroavante. Se fizer uma grande Euro, pode rivalizar com o amigo Vinicius Jr. pela Bola de Ouro de 2024.
Cole Palmer – Inglaterra
Vice-artilheiro da Premier League com 22 gols, o meia-atacante do Chelsea é uma grande descoberta da geração inglesa. Aos 22 anos, Palmer balançou a rede 29 vezes e anotou 16 assistências em 53 jogos na temporada.
Na última segunda-feira, 3, Palmer atuou como titular e marcou um gol em amistoso contra a Bósnia e Herzegovina. Um empecilho para a utilização do jovem é a posição poder ser conflitante com a de Bellingham.
Zaire-Emery – França
O meio-campista de 18 anos chega à Eurocopa como um dos garotos que atuam em posição menos ofensiva. Titular do PSG em maior parte da temporada, Zaire-Emery jogou em uma trinca central e chamou a atenção de Didier Deschamps.
Em 48 partidas, Emery fez quatro gols e deu sete assistências na temporada 2023/24 pela equipe parisiense e pela França. Na seleção, o jovem pode receber chance exercendo função parecida à que fez no PSG.
Xavi Simons – Holanda
Emprestado pelo PSG ao RB Leipzig, o meia fez uma grande temporada na Alemanha. Aos 21 anos, fez 51 partidas somando partidas pelo clube e pela seleção holandesa, com 10 tentos marcados e 13 assistências.
Convocado por Ronald Koeman para a Eurocopa, Simons deve compor o trio de ataque titular. Com a camisa do Leipzig, atuou no setor esquerdo, mas na Holanda foi utilizado partindo da direita.
Arda Güler – Turquia
Contratado pelo Real Madrid junto ao Fenerbahçe em 2023, o meia de 19 anos passou a ganhar espaço no clube merengue nos últimos meses. Assim, teve apenas 14 partidas na temporada, anotando seis gols.
O garoto franzino é o grande nome da seleção turca para a competição. Pelo clube merengue, atuou que partindo do lado direito. No entanto, o canhoto pode jogar centralizado na Turquia.
Nos próximos dias, PLACAR lançará o guia da Copa América e da Eurocopa. Fique ligado em todas as nossas mídias sociais.