A Seleção de Futebol Masculino das Ilhas Cayman passou por uma situação inusitada e dramática nesta terça-feira (11). A equipe tinha confronto marcado contra Cuba, fora de casa, pelas Eliminatórias da América do Norte, Central e Caribe para a Copa do Mundo de 2026, mas acabou desistindo da partida.
Isso aconteceu porque grande parte dos jogadores caimaneses é composta por estudantes que estudam e/ou jogam nos Estados Unidos. Caso eles viajassem até Cuba, teriam o passaporte carimbado pelo país do Caribe e poderiam ter o documento suspenso pelos estadunidenses, já que Cuba e Estados Unidos se envolvem em conflitos há décadas.
A Associação de Futebol das Ilhas Cayman (CIFA) até tentou mudar o local da partida, mas a Concacaf não poderia fazer nada, já que Cuba tem direito a jogar em casa nas Eliminatórias.
No sábado (8), as Ilhas Cayman venceram Antígua e Barbuda em casa, por 1 a 0. Essa foi a primeira vez que a seleção masculina venceu um jogo de qualificação para a Copa do Mundo.
A equipe está no grupo A das Eliminatórias, ao lado de Honduras; Antígua e Barbuda; Ilhas Bermudas; e Cuba. As próximas partidas serão apenas em junho de 2025, quando Cayman enfrentará Bermudas e Honduras.
Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe: