Dentro de casa, diante de uma Allianz Arena lotada, a Alemanha não teve dificuldade e goleou a Escócia na abertura da Eurocopa. E esse desfecho perfeito para os anfitriões teve um roteiro escrito pelos talentosos pés de Toni Kroos, que não marcou, mas comandou dois jovens atores de enorme potencial: Jamal Musiala e Florian Wirtz.
Absoluto no meio-campo, o veterano de 34 anos esbanjou precisão e controle, somando 108 ações, de acordo com o Sofascore. Referência na construção, Kroos acertou 101 passes (tentou 102) e oito bolas longas (100% de aproveitamento), sendo uma delas a que desmontou a defesa escocesa antes do primeiro gol.
Em sua última competição antes da aposentadoria, o craque do Real Madrid inverteu o jogo — com direito a escorregão — para Kimmich, que encontrou Wirtz, o autor do gol em finalização da entrada da área. Depois, em contínua maestria, seguiu abusando de inversões por cima, passes que quebravam a pressão ou mesmo ações mais simples e essenciais.
Os passes açucarados de Kroos deram sustentação para dois garotos brilharem. Meias ofensivos, que poderiam ser apagados colados às pontas ou posicionados rigidamente atrás dos volantes adversários, Florian Wirtz e Jamal Musiala aproveitaram da liberdade concedida pelo técnico Julian Nagelsmann.
Com apenas 21 anos, Wirtz chegou à competição para coroar uma temporada brilhante pelo Bayer Leverkusen. E nada mais significativo do que o primeiro gol da competição ter saído de seu pé direito, com uma finalização rasteira de fora da área, que ainda passou pela mão do goleiro Angus Gunn e pela trave direita antes de balançar as redes.
Escalado partindo da esquerda, mas com a possibilidade de trabalhar também pela direita, Florian terminou sua partida com boa influência. Além do gol, acertou 94% dos passes e teve 46 ações com a bola.
Do outro lado do diálogo de meias-atacantes estava Musiala, que também teve a escalação inicial por um lado (o esquerdo), mas em diversas vezes apareceu no centro ou na direita para criar, confundir a zaga escocesa e dar superioridade numérica. Destro, finalizou com precisão assistido por Kai Havertz para fazer o segundo da Alemanha.
A boa estatura (1,84m) não transforma Jamal em um jogador atrapalhado e pouco ágil, muito pelo contrário. Controlar a bola e conduzir são duas características positivas do meia, que após 74 minutos em campo somou 32 passes certos (acertou todos) e cinco dribles executados.
Após a vitória convincente, a Alemanha, que sedia o campeonato, despontou de vez como uma das favoritas. Os donos da casa voltam a campo na próxima quarta-feira, 19, contra a Hungria, em Stuttgart, em jogo que pode valer a classificação antecipada para as oitavas de final.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.