A seleção da Escócia ficou no empate por 1 a 1 contra a Suíça, nesta quarta-feira, 19, pela segunda rodada da fase de grupos da Eurocopa. O resultado no RheinEnergieStadion, em Colônia, mantém as duas equipes vivas para a última rodada, com chances de classificação às oitavas.
Foram precisos poucos minutos de jogo para a Escócia mostrar que deixou a goleada sofrida na estreia no passado. Mesmo diante de uma Suíça qualificada e motivada a confirmar presença nas oitavas, a equipe britânica embalou ao som da Tartan Army e conseguiu um gol logo cedo. Aos 13 minutos, o meia-artilheiro Scott McTominay chutou de longe e contou com o desvio da marcação para marcar.
O roteiro estava bom para a Escócia, que conseguia deixar o jogo aberto, evitando o controle da Suíça. Mas um erro foi fatal. Aos 26 minutos, Ralston errou passe e o experiente Shaqiri não pensou duas vezes. Chutou de primeira e anotou um golaço encobrindo o goleiro adversário.
A seleção suíça teve oportunidades para virar o jogo e confirmar sua classificação, mas parou no goleiro Gunn e também Ndoye desperdiçar de frente para o gol. A Escócia, sem a mesma qualidade, conseguia manter o jogo aberto e viu Hanley acertar a trave.
Na reta final, a Suíça marcou com Embolo, que estava em posição irregular e teve o tento anulado. A Escócia ameaçou principalmente através do jogo aéreo, mas o empate persistiu.
A Suíça jogará a última rodada contra a anfitriã Alemanha e mesmo em caso de derrota poderá se garantir nas oitavas. Já a Escócia duela contra a Hungria e a vitória será necessária para a Tartan Army sonhar com a classificação.