A Geórgia está classificada às oitavas de final da Eurocopa logo em sua primeira participação no torneio. A façanha se deu com um surpreendente triunfo por 2 a 0 sobre Portugal, com Cristiano Ronaldo em campo. Se o jogador mais badalado do time é Khvicha Kvaratskhelia, do Napoli, o herói georgiano da Euro até o momento é Georges Mikautadze, atacante de 23 anos, artilheiro isolado da competição até aqui.
Com três gols em três jogos, Mikautadze comandou o ataque georgiano a uma campanha de uma vitória contra Portugal, além de um empate com a República Checa e uma derrota para a Turquia.
Nascido em Lyon, na França, o atacante optou por defender as cores da Geórgia ainda novo. Mikautadze prefere atuar como centroavante centralizado, e, mesmo com a estatura baixa, de 1,76 metro, conseguiu superar as adversidades da posição se tornando um dos principais jogadores do Metz, clube da primeira divisão francesa em que foi revelado e atua ainda hoje.
Antes de se consolidar na França, rodou por equipes da Bélgica, RFC Seraing, onde atuou com certo destaque, fazendo dez gols em 30 jogos, e pelo tradicional Ajax, da Holanda, onde não marcou gols. Na temporada 2023/24, voltou para ser o camisa 10 do clube francês.
Na atual temporada, marcou 19 gols – somando clube e seleção – e foi o sétimo maior artilheiro da Ligue 1, com 13 gols marcados.
Já classificada como um dos melhores terceiros, a Geórgia jogará contra a Espanha, que passou em primeiro no grupo B, nas oitavas de final. O jogo está marcado para o domingo, 30, às 16h (de Brasília).
Se passar dos espanhóis, enfrentará o vencedor do confronto entre Alemanha e Dinamarca, que se classificaram como primeira do grupo A e segundo do grupo C.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.