Atlético-MG e Bahia promoveram uma ação para alertar sobre o aquecimento global durante a partida deste domingo (2), na Arena MRV, pelo Campeonato Brasileiro.
Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que será celebrado na próxima quarta-feira (5), o atacante Hulk, do Galo, e o meia Everton Ribeiro, do Tricolor baiano entraram em campo carregando uma bola de gelo, feita com água de reuso.
A bola, que simboliza o globo terrestre, foi posicionada em um totem no entorno do gramado, e seu derretimento durante o confronto representará o aquecimento global.
Além de Atlético-MG e Bahia, a campanha — nomeada “Juntos pelo Planeta” — tem apoio do Instituto Galo, do Ministério Público de Minas Gerais, do Ministério Público da Bahia e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais.
“Estamos todos acompanhando perplexos a situação dos nossos irmãos gaúchos. E esses eventos extremos estão cada vez mais recorrentes. Os indicadores de mudanças climáticas, como aumento da temperatura do planeta, emissão de gases de efeito estufa, elevação do nível do mar, estão batendo recorde”, diz o Promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público de Minas Gerais, Carlos Eduardo Ferreira Pinto.
“O meio ambiente e o futebol se unem em defesa da vida, do nosso planeta e das futuras gerações. Essa campanha reúne grandes instituições para alertar sobre o aquecimento global e o impacto na vida de cada um de nós. Juntos, podemos virar esse jogo”, completou.
Além da ação promovida pelos atletas no campo, a campanha também contará com um filme, que será exibido nos telões da Arena MRV.
A iniciativa inclui também o repasse de R$ 400 mil para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O Ministério Público de Minas Gerais está direcionando recursos de medidas compensatórias ambientais de empresas privadas para o Instituto Galo, que fará a aquisição de cobertores e casacos para doação.
A presidente do Instituto Galo, Maria Alice Coelho, destaca a importância da ação promovida pelos clubes e entes públicos.
“O meio ambiente é uma luta de todos nós. Precisamos despertar a consciência ambiental nas pessoas e instituições, para tentar minimizar a ocorrência de tragédias como essa que atingiu o povo gaúcho”, afirma.
Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe: