Apesar de eliminado pelo Borussia Dortmund-ALE nesta terça-feira (16) na Liga dos Campeões, o Atlético de Madrid, da Espanha, está classificado para o novo Mundial de Clubes da Fifa, que terá 32 participantes e a primeira edição em 2025, nos Estados Unidos.
O time espanhol é o 22º time confirmado e tirou a vaga do rival Barcelona. Palmeiras, Flamengo e Fluminense são os brasileiros já garantidos.
A confirmação chegou após a eliminação do Barça, também nas quartas de final da Champions nesta terça. O time espanhol perdeu para PSG.
Com isso, o Atlético de Madrid se qualificou via ranking como segundo representante da Espanha, junto com o Real Madrid. O torneio ocorrerá de 15 de junho a 13 de julho do ano que vem.
Pelo regulamento, cada país só pode ter dois participantes, a não ser que mais equipes vençam o campeonato continental de clubes. É o caso do Brasil, por exemplo, que já tem três confirmados, Palmeiras, Flamengo e Fluminense, que foram campeões das três últimas edições da Libertadores.
Dos 12 europeus que disputarão o Super Mundial, 11 já estão assegurados. A última vaga será do Arsenal, da Inglaterra, ou do RB Salzburg, da Áustria. Para se garantir no Mundial, os ingleses precisam ganhar esta edição da Champions. Se não conseguirem, a vaga será dos austríacos via ranking.
Na América do Sul são seis vagas, quatro para os últimos campeões da Libertadores e duas via ranking. Portanto quem ganhar a edição de 2024 estará assegurado, caso do Atlético. Outros brasileiros, como São Paulo, Botafogo e Grêmio, também podem se qualificar.
Se for Palmeiras, Flamengo ou Fluminense o vencedor, abre uma terceira vaga pelo ranking, que não pode ser para brasileiros. Os argentinos River Plate e Boca Juniors estão bem colocados.