O russo Abdulrashid Sadulaev, duas vezes campeão olímpico de luta livre, foi excluído do torneio de classificação para as Olimpíadas de Paris por seu apoio à guerra na Ucrânia, anunciou a Federação Internacional de Luta (UWW, em inglês) nesta quinta-feira (4).
O torneio de qualificação para Paris-2024 será realizado de 5 a 7 de abril em Baku, Azerbaijão.
“Abdulrashid Sadulaev foi excluído do torneio europeu de classificação olímpica em Baku depois de não ter conseguido responder aos critérios de classificação fixados pelo Comitê Olímpico Internacional para os esportistas neutros individuais”, explicou a UWW em seu site.
Membro oficial de clube ligado ao Kremlin
Campeão olímpico no Rio em 2016 na categoria de 86 quilos, depois bicampeão em Tóquio 2020 na de 97 quilos, Sadulaev foi declarado inelegível pelo painel independente United World Wrestling Eligibility.
Uma investigação realizada por esse painel apontou “novas informações” sobre o “apoio” do lutador à guerra da Rússia contra a Ucrânia. Também ficou estabelecido que o pentacampeão mundial ainda era membro oficial do Dínamo de Moscou, um clube poliesportivo ligado ao poder russo.
Como quase todos os órgãos esportivos internacionais, a UWW seguiu a recomendação do COI de reintegrar condicionalmente atletas russos e bielorrussos em competições internacionais, depois de excluí-los no final de fevereiro de 2022, após a invasão russa na Ucrânia.
O órgão impôs condições rigorosas: somente atletas que não tenham apoiado ativamente a guerra na Ucrânia e que não tenham contrato com agências militares ou de segurança nacional serão admitidos.
“Cada atleta neutro é submetido a um rigoroso processo de verificação pela UWW antes de cada torneio”, disse a federação em um comunicado.