O Campeonato Brasileiro vive um momento de indefinição em relação ao seu calendário. Neste domingo, 26, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, concedeu entrevista ao SporTV e comentou sobre o acúmulo de jogos devido às enchentes no Rio Grande do Sul. A expectativa é de manter o dia 8 de dezembro como data final para o Brasileirão, descartando a possibilidade de extensão.
“Teremos uma reunião amanhã com todos os clubes da Série A, num Conselho Técnico Extraordinário, para buscar a melhor solução. Para que a competição não tenha uma extensão de calendário. A proposta da CBF é conciliar de uma forma que não traga consequências para todos os envolvidos, os clubes, os patrocinadores, os atletas, para não acrescerem seu período de férias. E também para não impactar no calendário de 2025”, disse Ednaldo.
O presidente completou: “A proposta da CBF é exatamente de manter o calendário de 2024, até dia 8 de dezembro”.
Questionado também sobre a possibilidade de reagendar jogos durante a Copa América, Ednaldo Rodrigues foi vago: “A CBF vai propor soluções. A gente sabe que é um momento crítico e que cada um tem que dar um pouco, tem que ter um pouco de desprendimento para que possamos conciliar”.
Cancelar as vagas de rebaixamento também não é uma possibilidade que está na mesa da CBF. A entidade entende que para isso seria necessário a alteração do regulamento.
Na última terça-feira, 21, a CBF confirmou o retorno do Campeonato Brasileiro após as duas rodadas de suspensão devido às enchentes no RS. O reinício acontecerá a partir da 7ª rodada, entre os dias 1 e 2 de junho. Na sequência, a 8ª rodada acontecerá entre os dias 12 e 13 do mês, enquanto a 9ª rodada passará nos dias 15, 16 e 17 de junho.