O título do Campeonato Brasileiro de 2024, que começa no próximo final de semana, é, sem dúvidas, o mais importante. Mas, paralelo à disputa pelo troféu, há também uma competição em curso sobre o maior número de sócios-torcedores entre os clubes do país. Neste torneio à parte, o Palmeiras lidera com folga.
Em recente levantamento feito pelo site Goal, o Palmeiras aparece na primeira colocação com mais de 179.000 sócios em seu programa, o Avanti. O número é de quase 37.000 sócios a mais que o segundo colocado Internacional, com o Mundo Colorado.
Em oito categorias diferentes, os planos do Palmeiras vão de 9,99 reais a 779,99 reais, com variados níveis de descontos em produtos, serviços e pré-venda de ingressos. Atualmente, o Inter é quem tem o plano mais barato dentre o top 10, a partir de 6,99 reais mensais.
PLACAR entrou em contato com especialistas em programas de marketing e com o próprio clube alviverde para entender as razões que explicam tamanha diferença para os rivais. Vale lembrar que o número total de associados não reflete necessariamente na arrecadação: o Flamengo, quarto colocado no ranking de sócios-torcedores, lidera o faturamento com bilheteria (leia mais abaixo).
O sucesso do Palmeiras
A possibilidade de comprar ingressos com prioridade é um atrativo, mas a fidelização pela conta digital oficial do clube, o Palmeiras Pay, é o grande diferencial alviverde em relação aos demais. O torcedor que adere ao modelo bancário, ganha um nível de sociedade, isenções de mensalidades além do sentimento imaterial de pertencimento do clube.
Sócio-fundador e CEO da End to End, empresa que intermedia parcerias entre torcedores e clubes, Reginaldo Diniz ressalta a quantidade de produtos disponíveis com símbolos, cores e marcas que o fã de cara se identifica e, mais do que isso, logo se apaixona.
“Os clubes de futebol ainda não perceberam que possuem um dos principais ativos de fidelização de clientes do mercado consumidor e que não há comparação. O torcedor compra produtos e serviços por paixão e emoção. É baixo o índice de infidelidade, exceto quando o a performance esportiva é ruim, uma vez que ele em geral não troca de clube”, disse Diniz.
De nada adianta, no entanto, tamanha oferta sem que a tecnologia acompanhe. Da fila virtual à entrada em um estádio moderno, no caso do Allianz Parque, com capacidade para 43.713 torcedores em arquibancadas e camarotes, tudo tem que estar em ordem e “respeitar o cliente, não mais o torcedor”. É o que aponta Tironi Paz Ortiz, CEO e fundador da Imply.
“Os serviços de tecnologia, que se modernizaram e contam com integração destes programas à gestão das vendas, controle de acessos, equipes de suporte e staffs de bilheteria, com a inclusão de um QR Code dinâmico, agradam ao torcedor”, disse. “Tudo isso garante infraestrutura robusta e de alta performance, com estabilidade e segurança para atender grandes volumes de público”, disse.
O Verdão também implementou um sistema de reconhecimento facial no estádio do Palmeiras, com o objetivo de aumentar a segurança de torcedores, diminuir o tempo de entrada e coibir a ação de cambistas. Entenda no vídeo abaixo como funciona:
O clube mantém um contador de sócios em tempo real em sua página, comemora os números e já planeja mais para os próximos meses.
“Hoje, o Avanti é uma importantíssima fonte de renda para o clube e, como retribuição, buscamos sempre proporcionar experiências inesquecíveis para os integrantes do programa, como encontro com ídolos e visitas à Academia de Futebol. Os descontos exclusivos em ingressos para os jogos do time masculino como mandante também são fundamentais para essa lealdade dos sócios”, afirmou Everaldo Coelho, diretor de marketing do Palmeiras. “Chegamos ao topo, mas temos de seguir trabalhando com ações diferenciadas para continuarmos proporcionando momentos memoráveis.”
E Flamengo e Corinthians?
Flamengo e Corinthians são donos das maiores torcidas do Brasil, com 46,9 milhões e 30,4 milhões de torcedores respectivamente, segundo pesquisa da AtlasIntel. A dupla, no entanto, está longe do ranking dos clubes com maiores sócios-torcedores. O Rubro-negro aparece na quarta posição, com 85.000 associados no Nação; e o Corinthians, na décima colocação, com 51.000 inscritos no Fiel Torcedor. Somados, portanto, não chegam nem perto dos 179.000 do Palmeiras.
Sara Carsalade, cofundadora e representante de esportes da Somos Young, empresa que já prestou serviços para Cruzeiro, Vasco e Bahia, entende que o fator esportivo e de modernização do programa deixaram esses clubes para trás no ranking.
“O Flamengo viveu o auge do seu programa em 2019, quando teve uma temporada vencedora, e sabemos que o fator campo influencia muito nesses números. Depois, com a pandemia, a equipe teve uma queda no seu quadro de sócios. Agora, temos visto uma retomada gradativa, mesmo sem ter vencido nenhum título em 2023, e acredito que, em breve, com o programa bem estruturado, o time estará novamente entre os primeiros, devido ao tamanho da sua torcida”, afirmou.
Contudo, os números divulgados de associados varia muito de clube para clube. O Corinthians defende ter mais de 116.000 sócios-torcedores, no entanto, apenas 40.000 são sócios adimplentes no momento, de acordo com a Goal. O preço do plano de sócio do Flamengo varia entre 44,70 reais e 325 reais mensais, enquanto o do Corinthians vai de 14,90 reais a 529 reais (veja a lista detalhada ao final do texto).
Flamengo é líder de bilheteria
No demonstrativo financeiro dos clubes, não é comum a especificação do valor de faturamento com os programas de sócios-torcedores, mas com bilheteria. Um levantamento feito pela Pluri Consultoria aponta que o Flamengo faturou em média 4,4 milhões de reais mensais de média com ingressos de jogos em 2023, enquanto o Palmeiras arrecadou 2,8 milhões de reais e terminou em terceiro.
A superioridade do Flamengo neste quesito se justifica pela alta presença de público, valor dos ingressos e capacidade do Maracanã, o maior estádio do país, que pode receber até 78.000 torcedores. O clube carioca fechou o ano com uma média de 54.353 torcedores em cada um dos 38 jogos que fez como mandante. São Paulo (43.531) e Corinthians (38.067) fecham o pódio, com o Palmeiras em quarto (36.149).
Quanto custa cada plano de sócio-torcedor?
Palmeiras:
– Verde (R$ 9,99)
– Bronze (R$ 17,99)
– Prata (R$ 41,99)
– Prata Superior (R$ 77,99)
– Ouro (144,99)
– Platina (259,99)
– Diamante (779,99)
– Especial (20,99)
Internacional:
– Coloradinho (R$ 6,99)
– Academia do Povo (R$ 10)
– Nada vai nos separar (R$ 27,50)
– Campeão do Mundo (R$ 55)
Grêmio:
– Infantil (gratuito)
– Juvenil (R$ 16,50)
– Onde Estiver (R$ 29,90)
– Ouro (R$ 45)
– Diamante (R$ 65)
– Cadeira (R$ 140)
Flamengo:
– Bronze (R$ 44,70)
– Prata (R$ 58,90)
– Ouro (R$ 123,90)
– Platina (R$ 204,30)
– Diamante (R$ 325,40)
Atlético-MG:
– Internacional (US$25)
– Kids (R$15)
– Branco (R$15)
– Prata (R$35)
– Preto (R$50)
– Forte e Vingador (R$80)
Bahia:
– Bahia da Massa (R$ 64)
– Garantido Cadeira (R$ 99)
– Garantido Cadeira Especial (R$ 129)
– Garantido Lounge Premium (R$ 259)
Fluminense:
– Sub-12 (R$ 15)
– Guerreiro (R$ 25)
– Arquiba 60% (R$ 65)
– Arquiba 100% (R$ 160)
– Maraca+ (R$ 600)
Botafogo:
– Branco (R$ 29,90)
– Preto (R$ 49,90)
– Alvinegro (R$ 119,90)
– Glorioso (R$ 199,90)
São Paulo:
– Vermelho (R$ 18,99)
– Branco (R$ 35,99)
– Preto (R$ 74,99)
– Tricolor (R$ 115,99)
– Diamante (R$ 199,99)
Corinthians:
– Fiel Digital (R$ 14,90)
– Fiel Mensal (R$ 24,50 mensal ou R$ 250 anual)
– Fiel Minha História (R$ 60 mensal ou R$ 660 anual)
– Fiel Meu Amor (R$ 300 mensal ou R$ 3600 anual)
– Minha Cadeira (R$ 520)