O charmoso Castelo de Saint-Ouen, inaugurado em 1823, é uma das três instalações dedicadas ao Time Brasil nas Olimpíadas de 2024. Nesta sexta-feira (29), integrantes do Comitê Olímpico do Brasil (COB) fizeram uma apresentação das dependências a jornalistas.
O castelo fica a 600 metros da Vila Olímpica, em Saint-Ouen, uma pequena cidade de 50 mil habitantes, a 40 minutos de distância de Paris. No local, os atletas poderão fazer fisioterapia, receber amigos e familiares e ter acesso a um serviço consular para resolver eventuais burocracias.
O espaço também terá um refeitório que servirá comida típica brasileira. Segundo Joyce Ardies, gerente de Jogos e Operações Internacionais do COB, o menu foi feito com base na recomendação da nutricionista da delegação do Brasil e vai contar, é claro, com arroz e feijão no cardápio.
“Quando perguntamos ao atleta o que não pode faltar nos jogos, ele sempre fala da comida brasileira. Eles passam às vezes 30, 60 dias fora, então ter acesso à comida brasileira representa muito para eles no aspecto nutricional e emocional”, disse Joyce, que afirmou que apesar das comidas típicas, a coxinha não está no cardápio. “A coxinha aí tem que negociar com cada treinador”, brincou.
Os atletas vão precisar se alimentar muito bem de fato para atender às expectativas do COB, que espera superar em Paris o recorde de 21 medalhas conquistadas nas Olimpíadas de Tóquio. O comitê estima que 280 atletas vão participar dos jogos de 2024, menos que os 301 do Japão. As equipes de futebol e handebol masculinas, por exemplo, não estão classificadas.
Paulo Wanderley, presidente do COB, evitou especificar quantas medalhas espera que o Brasil conquiste, mas ressaltou que superar Tóquio pode significar ganhar mais medalhas, ou o mesmo número, mas mais medalhas de ouro, por exemplo. “Aqui realmente existe a possibilidade de termos menos atletas, mas não menos medalhas.”, disse Wanderley.
Além do castelo, o COB também apresentou as outras duas instalações do Time Brasil em Saint-Ouen. Uma delas é um ginásio esportivo, onde serão realizados treinos de equipes como vôlei, esgrima e taekwondo, que não utilizarão os locais disponibilizados pela organização dos Jogos Olímpicos.
A outra das três instalações é um galpão para entrega de uniformes, no espaço Serre Wangari. Quase 60 mil peças serão disponibilizadas, sendo que algumas necessitarão de ajustes, por isso foi preciso reservar um espaço amplo para a tarefa. E no espaço logo atrás do galpão serão realizados também os treinos de boxe.
As chaves das instalações serão entregues em 3 de julho e a primeira equipe brasileira a chegar vai ser o judô, no dia 16 de julho.
A cidade de Saint-Ouen está em clima de festa por receber a delegação brasileira. Neste sábado (30), o município vai inaugurar dentro da Vila Olímpica uma rua em homenagem a um dos grandes nomes do esporte do Brasil: a Rua Dr. Sócrates.