Estão definidos os dois finalistas da Copa do Nordeste de 2024: CRB e Fortaleza. A classificação das duas equipes vieram neste domingo, 26, com vitórias decisivas na semifinal. O Leão do Pici goleou o Sport de Recife na Arena de Pernambuco, enquanto o Galo da Praia superou o Bahia nos pênaltis, em plena Arena Fonte Nova.
Copa do Nordeste quebra marcas e se torna mais atrativa em 2024
A final da ‘Lampions’ acontece em dois jogos. O primeiro encontro está marcado para o próximo dia 5 e a finalíssima deve acontecer no dia 9, primeiro final de semana de junho. O CRB vai decidir o título em casa. O campeão vai faturar 2,3 milhões de reais pelo título.
O Bahia divide o posto com o rival Vitória como os maiores vencedores da competição. A equipe tricolor vai em busca da quinta conquista. Já o Fortaleza foi campeão em 2019 e 2022 e sonha com o tri.
CONFRONTO DEFINIDO! Enfrentaremos o CRB na grande final da Copa do Nordeste! 🦁#FortalezaEC #CopadoNordeste2024 pic.twitter.com/VRG2Ho02f5
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) May 26, 2024
SPORT 1 x 4 FORTALEZA
Com melhor campanha na competição, o Sport levou a vantagem do mando de campo para a semifinal, mas a Arena de Pernambuco não fez diferença alguma, longe de intimidar o Fortaleza. O time do argentino Juan Pablo Vojvoda precisou de apenas um tempo, 45 minutos, para definir o confronto por inteiro.
Em pouco mais de 20 minutos de bola rolando, o Leão do Pici já vencia por três gols de vantagem. A noite de festa tricolor foi comandada por Moisés, que marcou os dois primeiros tentos. O Sport sentiu e logo na sequência Hércules ampliou. Ainda antes do intervalo, Moisés voltou a balançar a rede.
O Sport tentou encerrar a partida, no segundo tempo, com dignidade e até iniciou a etapa de forma ofensiva. A postura gerou contragolpes e o goleiro Caíque França evitou um placar ainda mais elástico. No final, Gustavo Coutinho ainda diminuiu para o Leão.
BAHIA 0 (7) x (8) 0 CRB
O primeiro tempo na Arena Fonte Nova foi movimentada, mas terminou sem gols. Tanto Bahia quanto o CRB conseguiram colecionar boas oportunidades, se revezaram no comando do jogo, mas o marcador persistiu zerado. O melhor lance foi tricolor, quando Jean Lucas chutou da marca do pênalti e carimbou o travessão.
O Bahia voltou melhor para a etapa final e viu o principal ataque do primeiro tempo se repetir. O meia Jean Lucas outra vez acertou a bola no travessão adversário. A equipe alagoana respondeu, mas ainda assim o perigo era todo tricolor. Em nova chegada, Cauly ficou perto de abrir o placar. Sem gols, a rede não balançou, o torcedor não festejou, e a decisão foi para os pênaltis.
Após 14 pênaltis convertidos, sete para cada lado, Lucas Kallyel marcou para o CRB e passou a pressão para o Bahia. O meio-campista Caio Alexandre parou no goleiro Matheus Albino e garantiu a classificação alagoana.