Na semana de abertura da Eurocopa 2024, a Inglaterra foi apontada nesta terça-feira, 11, como a seleção mais valiosa da competição. França e Portugal completam o pódio do estudo realizado pelo CIES (Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos do Esporte).
A Euro começa nesta sexta-feira, às 16 horas (de Brasília), na Arena de Munique, com Alemanha x Escócia.
O estudo, que leva em conta a estimativa dos valores de transferências dos jogadores das 24 seleções, apontou a Inglaterra com o valor de 1,6 bilhão de euros (aproximadamente 9,1 bilhão de reais). Jude Bellingham, Phil Foden e Bukayo Saka são alguns dos principais nomes da vice-campeã em 2020.
A França, campeã em 1984 e em 2000, tem um valor estimado em 1,4 bilhão de euros. O astro Kylian Mbappé, que recentemente deixou o PSG e foi para o Real Madrid, é quem alavanca essa conta. Já Portugal, foi estimada em 1,2 bilhão de euros.
Na parte de baixo da lista das equipes mais valiosas, Georgia, Eslováquia, Albânia e Romênia são as seleções com piores classificações.
O CIES também separou as seleções por média de idade. Nesse ranking, a Inglaterra, por exemplo, é a terceira colocada com média de 26,5 anos. A seleção mais jovem é a República Checa com 25,8 anos, e a mais velha, a Escócia com 28,8.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.