Borussia Dortmund e Real Madrid se enfrentam neste sábado, 1º, às 16h (de Brasília), no Estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra, pela final da Champions League. A partida será transmitida pelo canal aberto SBT, pelo canal fechado TNT e pelo serviço de streaming Max.
Em uma campanha heróica, o time alemão chegou à sua terceira decisão (foi campeão em 1997 contra a Juventus e perdeu a de 2013 para o Bayern de Munique). Nesta edição, os aurinegros eliminaram o PSV nas oitavas de final, o Atlético de Madri nas quartas, e o PSG nas semifinais. Na fase de grupos, o Borussia Dortmund passou na liderança de uma chave fortíssima com PSG, Milan e Newcastle.
O técnico Edin Terzic, que há poucos anos era um torcedor de arquibancada e hoje está a um passo da glória, não deve ter grandes desfalques para a partida. O ídolo Marco Reus, que se despede da equipe de Dortmund, tem a chance de conquistar um título inédito em sua carreira, mas não deve ser titular.
Do lado merengue, o Real Madrid, 14 vezes campeão, chega a mais uma decisão como favorito. O time espanhol está invicto na Champions League e passou por dois dos grandes potências na campanha. Nas quartas de final, os comandados por Carlo Ancelotti passaram por Manchester City, e na semifinal eliminaram o Bayern de Munique.
Nas oitavas, o Real bateu o RB Leipzig, da Alemanha. Enquanto isso, no estágio de grupos, o clube espanhol teve 100% de aproveitamento em chave com Napoli, Braga e Union Berlim.
O Real Madrid venceu todas as suas últimas oito finais de Champions – a última derrota foi contra o Liverpool na decisão de 1981.
Quatro atletas do Real Madrid têm uma motivação extra para a partida: Toni Kroos, Luka Modric, Nacho e Dani Carvajal podem conquistar sua sexta Liga dos Campeões e, assim, igualar o recorde que pertence a outro ídolo madridista, Francisco ‘Paco’ Gento. Kroos, por sinal, fará sua despedida do clube. Ele decidiu se aposentar, aos 34 anos, depois da Eurocopa pela Alemanha, em casa. Modric, de 38, por sua fez, tem futuro incerto no clube.
Como de costume, a decisão da Champions tem um grade peso nos debates sobre o próximo Bola de Ouro. O brasileiro Vinicius Junior, autor de cinco gols e quatro assistências na campanha, é um dos fortes candidatos, ao lado do colega inglês Jude Bellingham. Em recente entrevista à PLACAR, o brasileiro Rodrygo declarou torcida por Vini Jr, mas citou que “para nós é mais difícil” ser eleito melhor do mundo.
Atual campeão espanhol, o Madrid contará com desfalques certos para a partida decisiva. Carlo Ancelotti não poderá escalar o volante Aurelien Tchouaméni e o defensor David Alaba. O goleiro ucraniano Lunin, que brilhou na campanha ao substituir o então lesionado Thibaut Courtois, pegou uma forte gripe e virou dúvida para a partida.
Prováveis escalações
Borussia Dortmund: Kobel; Ryerson, Hummels, Schlotterbeck, Maatsen; Can, Sabitzer, Brandt; Sancho, Adeyemi e Fullkrug. Técnico: Eden Terzic.
Real Madrid: Lunin; Carvajal, Nacho, Rudiger, Mendy; Camavinga, Kroos, Valverde; Bellingham; Vinicius Júnior e Rodrygo. Técnico: Carlo Ancelotti.
Onde assistir: SBT, TNT e Max
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.