Autor de um gol na derrota por 5 a 2 da Suécia diante de Portugal e sequer utilizado na vitória por 1 a 0 contra a Albânia na última segunda-feira, 25, o atacante sueco Viktor Gyökeres encerrou com discrição a Data Fifa, mas já desponta como o maior candidato a sensação da atual temporada europeia.
O ainda pouco conhecido nome de 25 anos do Sporting, de Portugal, lidera no Velho Continente como jogador com mais participações diretas em gols – somando gols e assistências -, deixando para trás astros de renome como Harry Kane, Kylian Mbappé, Luuk de Jong e Erling Haaland. Não há nenhum outro mais efetivo que ele.
Gyökeres tem 36 gols e 13 assistências, um total de 49 participações diretas em 39 partidas disputadas. Kane, do Bayern de Munique, tem 47 (37 gols e 10 assistências) em 35 jogos.
Mesmo com 38 gols marcados pelo Paris Saint-Germain, Mbappé é outro que fica para trás. O craque francês tem oito assistências, totalizando 46 participações diretas em gols.
- Gyökeres (Sporting) – 49 participações (36 G e 13 A)
- Kane (Bayern) – 47 participações (37 G e 10 A)
- Mbappé (PSG) – 46 participações (38 G e 8 A)
- Luuk de Jong (PSV) – 45 participações (31 G e 14 A)
- Haaland (Manchester City) – 35 participações (29 G e 6 A)
De Jong, ex-Barcelona e atualmente no PSV, tem 45 participações, enquanto Haaland contabiliza 35 (29 gols e seis assistências). Outro atacante badalado como Lautaro Martínez, em excelente fase na Inter de Milão, tem 28 (26 gols e duas assistências).
Gyökeres é a maior contratação da história do clube português. Foi comprado em julho do último ano por 20 milhões de euros (108 milhões de reais) do Coventry, segundo valores informados pelo Sporting à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O acordo ainda prevê mais quatro milhões de euros (21,6 milhões de reais) por metas alcançadas.
Cobiçado pelo mercado, com cláusula de 100 milhões de euros (540 milhões de reais), ele já tem o futuro ligado a clubes como Arsenal e Milan, mas segundo o tabloide inglês Daily Mirror com maiores possibilidades de jogar pelos rossoneri.
“Acho que entrei no grupo com muita facilidade. Eu me diverti desde o primeiro dia dentro e fora do campo. Cheguei aqui no início da pré-temporada, o que foi importante. Os jogadores e o clube têm sido muito receptivos e foi muito importante”, disse ao jornal sueco Aftonbladet.
Gyökeres tem como principal referência Zlatan Ibrahimovic, que atua como conselheiro sênior do clube italiano e pode ser peça-chave para um desfecho.
Formado pelo Brommapojkarna, pequeno time de Estocolmo, chegou ainda em formação ao Brighton em 2017, para atuar na equipe sub-23. Subiu ao time principal em 2018, mas com poucas oportunidades acabou emprestado ao St. Pauli, da Alemanha.
O golo de Viktor Gyökeres que levou tudo empatado para o intervalo 🫱🫲
📺 Acompanha o jogo na @sporttvportugal#SCPBFC pic.twitter.com/RBXyx28lRp
— Sporting CP (@SportingCP) March 17, 2024
No retorno, após sete gols e 28 jogos na segunda divisão alemã, teve passagam apagada pelo Swansea até enfim deslanchar pelo Coventry City. Foram 43 gols em 116 jogos pela equipe inglesa até a chegada em Portugal.
As comemorações com as mãos na boca rendem curiosidade em Portugal. O motivo ainda é misterioso: “se ganharmos o campeonato, vou revelar. Eu prometo”, garantiu ao mesmo jornal.
O Sporting lidera o Campeonato Português com 65 pontos, um a mais que o Benfica, que tem 64, e sete a mais que o Porto, 58.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.